Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
×
Institucional

Correntinho

Correntinho é um distrito do município de Guanhães/Minas Gerais, localizado a 27 Km da sede, via BR 259, e a 22 Km via BR 120. Possui uma população estimada de 1.944 habitantes, cuja renda é basicamente a agropecuária e laticínios.

O projeto contempla a implantação de Rede Coletora (interceptores), Estação Elevatória e Estação de Tratamento de Esgoto. O sistema projetado é composto por Redes Coletoras em tubos de PVC e cerâmica, unidade de tratamento e ramais prediais.

A implantação do sistema torna-se necessária devido a preocupação do SAAE Guanhães com a melhoria das condições sanitárias dos distritos evitando a proliferação de vetores e mau cheiro, possibilitando o afastamento dos esgotos sanitários gerados e encaminhando-os à ETE para tratamento.

As condições topográficas da localidade permitem que os esgotos coletados sejam unificados por gravidade até a ETE, sendo necessária somente a implantação da Estação Elevatória Final, para receptação e direcionamento dos esgotos coletados até a Lagoa Facultativa.

A ETE será composta por Tratamento Preliminar e Lagoas Facultativas.

O Tratamento preliminar será constituído por gradeamento e desarenador instalados em linha com condições de retirar todos os materiais grosseiros e sólidos finos carreados junto com o efluente.

O processo de tratamento com lagoas facultativas consiste na retenção dos esgotos por um período de tempo longo o suficiente para que os processos naturais de estabilização da matéria orgânica se desenvolvam.

As principais características desta unidade estão descritas abaixo:

Número de lagoas 2 un
Área da lâmina da lagoa 0,50 ha
Taxa de Aplicação de DBO final de plano 332,74 kg/dia x ha
Profundidade útil 2 m
Eficiência da remoção de DBO final de plano 75,73%
Eficiência da remoção de coliformes final de plano 99,83%

 

O Córrego Correntinho será o corpo receptor do efluente final da ETE, que é perfeitamente capaz de amortecer o lançamento produzido pelo modelo de tratamento proposto. Correntinho é beneficiado com 100% de rede coletora e as principais características do sistema são:

Extensão da Rede Coletora de Esgoto 4.053 m
Material da Rede Manilha de Cerâmica e PVC
Diâmetro 150 mm
Ligações de Esgoto 257
Economias de Esgoto 261
Número Estimado de Habitantes 1944




topo