A- A A+

Artigos

Distrito de Sapucaia

Generalidades

Segundo moradores, o Distrito de Sapucaia leva este nome por causa das árvores de mesmo nome que havia em grande quantidade no local, às margens do rio Corrente Grande e que serviam de ponto de parada dos tropeiros provindos de Guanhães e Virginópolis.

Localiza-se a 50 Km da sede do município de Guanhães, com acesso pela Rodovia BR 259 passando pelo município de Virginópolis.

A população estimada é de 1.603 habitantes.

O Distrito é servido por 01 escola de 1º grau, Posto de Saúde, Serviço de telefonia fixa (TELEMAR), Posto de Atendimento dos Correios e Energia elétrica (CEMIG). Para os demais serviços, como bancos, hospitais, comércio em geral, ensino secundário e outros, a população se desloca para as cidades vizinhas ou para a sede do município.

O SAAE

Para o atendimento da população do distrito de Sapucaia, o SAAE mantém permanentemente um funcionário à disposição para pequenos serviços (leitura de hidrômetros, ligação, corte e religação de água, conserto de vazamentos, entrega de contas, etc) atendendo ao usuário ainda pelo telefone de plantão gratuito 24 horas 0800 283 5031.

Sistema de Água

A água distribuída em Sapucaia é proveniente de Poço Artesiano seguida da etapa de desinfecção através da utilização de solução de hipoclorito de sódio a 1%. “A concepção de um sistema de poço artesiano dispensa o tratamento convencional utilizado para águas provenientes de mananciais de superfície. Devido à filtração lenta e natural através das camadas do solo, a água de poço artesiano apresenta-se com baixos teores de cor e turbidez, e são isentas de bactérias normalmente encontradas em águas de superfície não sendo necessário por isso, sofrer processos de tratamento”. Mensalmente é realizado o controle de qualidade da água distribuída á população através das coletas de amostras e encaminhamento das mesmas aos laboratórios físico-químico e microbiológico do Centro de Controle de Qualidade, localizado na Sede do SAAE em Guanhães. A água usada no distrito é proveniente de um Poço Artesiano localizado na área urbana, ao lado do Posto de Saúde, com vazão de 4,66 litros por segundo e profundidade de 80 metros e reservatório de distribuição capacidade de reservação de 70.000 litros.

Esgoto

No distrito existem 1.551 metros de rede coletora de esgoto em manilha cerâmica de 150 mm, que atende a 83 ligações cadastradas, ficando as demais ligadas diretamente aos cursos d'água ou a fossas individuais.

Principais atividades desenvolvidas

  • Perfuração do Poço Artesiano;
  • Execução de projeto e obras da rede de Adução de Água do poço ao reservatório de Distribuição com • capacidade de reservação de 70 m³ , obra esta inaugurada em 19/09/92;
  • Projeto e execução de rede de distribuição de água com extensão de 2.248 metros em PVC;
  • Execução de 248 ramais de água e 83 ramais de esgoto;
  • Hidrometração de todas as ligações de água;
  • Instalação de Posto de Atendimento.
  • Serviços de manutenção e reparos nas redes de distribuição, bem como no Poço Artesiano, conjunto • • Moto-Bomba e quadro de comando do motor.
  • Urbanização da área do reservatório e do poço artesiano.
  • Implantação do sistema de desinfecção da água distribuída à população.


Planos e metas

  • Estudo, projeto, execução de redes e estação de tratamento do esgoto sanitário de todo o Distrito.
  • Implantação de macro-medição para controle de perdas no sistema de água.
Outros dados
Volume distribuído em 2005 no Distrito de Sapucaia 37.780 m³
Volume faturado em 2005 no Distrito de Sapucaia 42.970 m³
Volume distribuído percapta em 2005 no Distrito de Sapucaia 131 l/hab/dia
Percentual de hidrômetros em dez/2005 no Distrito de Sapucaia 100 %