Carregando 0.00%

Tratamento

As Estações de Tratamento de Água do Município de Guanhães estão localizadas na Rua do Cruzeiro s/n, bairro Cruzeiro. São denominadas como Estação de Tratamento de Água (ETA) 01 e Estação de Tratamento de Água (ETA) 02. A ETA 01, fabricada em alvenaria, em funcionamento desde 1971 inicialmente projetada para uma vazão de 20 l/s trata atualmente uma média de 60 L/s e possui um tempo de funcionamento médio de 21 horas por dia. A ETA 02, pré-fabricada em fibra de vidro e em funcionamento desde 2013 trata uma vazão máxima de 54 l/s.

A ETA é o local onde ocorre todo o processo de tratamento da água, composto pelas seguintes etapas:

  • Coagulação: processo em que ocorre a mistura rápida, contínua e homogênea, da solução de sulfato de alumínio líquido com a água, formando o coágulo gelatinoso (hidróxido de alumínio). O local utilizado para a aplicação da solução de sulfato de alumínio é a Calha Parshall.
  • Floculação: consiste no agrupamento dos coágulos gelatinosos com as impurezas em suspensão, formando as partículas maiores (flocos). Este processo ocorre lentamente nos floculadores.
  • Decantação: após a formação dos flocos, este se torna mais pesado do que a água, tendendo a se depositar no fundo dos decantadores. A separação dos flocos da água é denominada de decantação.
  • Filtração: é a passagem da água por um leito filtrante de areia com granulometrias diferentes, capaz de reter ou remover partículas menores e microorganismos causadores de doenças.
  • Fluoretação: processo no qual se adiciona flúor na água para proteger os dentes contra as cáries, principalmente em crianças e adolescentes. O produto utilizado pelo SAAE para a aplicação de flúor é a solução de ácido fluossilícico.
  • Desinfecção: processo onde se adiciona cloro à água para destruir microrganismos prejudiciais à saúde humana, além de evitar sua contaminação em todos os pontos das redes de distribuição, sendo a principal garantia da sua potabilidade. O cloro aplicado na água pelo SAAE de Guanhães é na forma gasosa (cloro gás).
  • Correção de pH: a correção de pH é feita na água para prevenir a corrosão e/ou incrustações nas tubulações e conjunto de moto-bombas. O produto utilizado para correção de pH é o hidróxido de sódio em solução.