Carregando 0.00%

Distribuição

Consiste no conjunto de tubulações e órgãos acessórios assentados nas vias públicas, junto aos edifícios, com a função de conduzir a água potável armazenada nos reservatórios ou diretamente das adutoras para os pontos de consumo de forma contínua, em quantidade, qualidade e pressão adequadas.

Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. A topografia local não permite que a água alcance os pontos mais altos e para solucionar este problema são instalados conjuntos motor- bombas, chamadas boosters, para recalcar a água.

Temos em Guanhães oito Estações Elevatórias localizadas nos seguintes bairros: Alvorada, Santa Tereza, Amazonas, Bela Vista, João Miranda, Colina Verde, Esperança e Vista Alegre. A água após ser tratada é armazenada nos reservatórios de distribuição e encaminhada até os reservatórios dos bairros, através dessas elevatórias. A partir daí, a água segue por tubulações maiores, denominadas adutoras e entra nas redes de distribuição até chegar ao consumidor final.

A malha de distribuição do município é constituída de 90.153,48 metros de redes em PVC e Ferro Fundido, de diâmetros variados, que abastecem toda a cidade.

Sistema de Supervisão e Automatização da Distribuição de Água

O SAAE Guanhães investe em tecnologia desenvolvida para aplicações de automação, telemetria, telecontrole e telessupervisão de processos industriais utilizando radio frequência.

Esta tecnologia representa um gigantesco avanço no sistema de distribuição de água da cidade de Guanhães, já que possibilita um acompanhamento em tempo real de todo o sistema de distribuição e reservação de água do município, permitindo inclusive intervenções a distância para ligar e desligar os conjunto de moto – bombas das Estações Elevatórias.