Carregando 0.00%

SAAE recebe visita técnica de profissionais da UFV de Viçosa

No dia 30 de novembro, profissionais da UFV – Universidade Federal de Viçosa e do SAAE estiveram em Guanhães para uma visita técnica com ênfase no processo da UTR – Unidade de Tratamento de Resíduos.

Os visitantes Gustavo Aurélio Gentil, engenheiro civil, o responsável pelo setor de tratamento e qualidade da água, Henrique Freitas Santana e  João Francisco de Paula Pimenta, chefe da divisão de água e esgoto de Viçosa foram recebidos pelo Presidente do SAAE, Engº Luiz Pereira Rodrigues,pela Supervisora de Tratamento e Controle de Qualidade, Viviane de Queiroz Coelho e pelos assessores de comunicação e educação ambiental e de gestão ambiental, Paulo Américo Aguiar e Ingredy Passos Vieira de Castro, respectivamente e pelo engº  José Orlando Junqueira Mafra.

Durante a visita, os profissionais receberam todas as informações sobre o funcionamento da UTR de Guanhães, que é referência no setor e serve de modelo para outras instituições de tratamento de água. Na oportunidade, puderam acompanhar todo  o processo de limpeza dos decantadores. 

Os resíduos, formados pelas impurezas retiradas da água durante o tratamento e pelos produtos químicos, apresentam características de um lodo com grande quantidade de água e de sólidos em suspensão. Esse material era descartado em mananciais causando poluição e consequente desequilíbrio de ambientes naturais.

Implantada em 2008, a UTR Guanhães recebe e trata todo o resíduo da Estação de Tratamento de Água, promovendo a separação do resíduo em água, que é destinada  de forma segura a um manancial receptor e em um sólido seco que pode ser destinado aos aterros sanitários.