Carregando 0.00%

Institucional

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, (SAAE) de Guanhães/MG, foi criado em 1983, por lei municipal (Lei 1.355, de 16 de maio). No início era administrado pela Fundação Nacional de Saúde (ex - Fundação SESP). O SAAE é uma autarquia municipal autônoma, o que significa que possui uma administração indireta.

O SAAE visa prover a comunidade de Guanhães de meios para desenvolver seus serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Tem como objetivo, ao desenvolver novos métodos e técnicas de planejamento do setor de saneamento, a elevação dos níveis de saúde da população com atuação na profilaxia.

É uma entidade sem fins lucrativos que tem na arrecadação sua única fonte de recursos, a própria receita oriunda principalmente das tarifas de água e esgoto, os quais são aplicados exclusivamente dentro do próprio município.

A estrutura organizacional da autarquia é dividida em três setores: o Administrativo e Financeiro – SAF, Operação Manutenção e Expansão – SOMEX e o Tratamento e Controle de Qualidade – STCQ.

Estes setores trabalham na busca permanente por melhorias na qualidade de vida da população. Atuam desenvolvendo, inovando, implementando técnicas e planejando avanços no setor de saneamento, com finalidades previstas na sua lei de criação que é o abastecimento de água e esgotamento sanitário.